Total: R$0,00

Transtorno do espectro do autismo (TEA): ensino e aprendizagem de comportamentos acadêmicos básicos

Realizados
Investimento (para Profissionais): 
R$240,00
Investimento (para Estudantes): 
R$190,00

Capacitar profissionais e estudantes para o planejamento, a elaboração e a análise de programas de ensino de habilidades acadêmicas básicas (desde comportamentos de prontidão até leitura, escrita e matemática), a partir da discussão teórica e realização de atividades práticas.

Programa Básico do Curso: 
  • Breve histórico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): caracterizações
  • Escolarização de pessoas com TEA: da exclusão à inclusão escolar
  • Ensino e aprendizagem: contribuições da ABA
    • Procedimento de ensino: ensino por tentativa discreta (DTI).
    • Estratégias adicionais: sistema de dicas (níveis de ajuda), modelagem, emparelhamento com o modelo, fading.
  • Explanação e elaboração de programas de ensino de habilidades acadêmicas: dos comportamentos de prontidão até leitura, escrita e matemática
Ministrante: 

Profª Dra. Priscila Benitez (CRP: 06/90540)

Graduada em Psicologia e Pedagogia, especialista em Intervenção familiar: psicoterapia e orientação sistêmica (FAMERP-SJRP/SP) e Mestre em Psicologia (UFSCar). Atualmente, é bolsista FAPESP de Doutorado e aluna regular do curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou estágio de Doutorado Sanduíche no exterior (com bolsa CAPES-PSDE) na Universitat de Barcelona (Departament de Psicologia Evolutiva i de lEducación) e no Centro de Investigación y Enseñanza del Lenguaje. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Análise do Comportamento Aplicada (ABA), inclusão escolar, autismo, deficiência intelectual, educação, leitura, escrita e família.

Profª Dra. Alice Almeida Chaves de Resende

Pedagoga pela Universidade Federal de São João del Rei (2007); Mestre em Psicologia (2011, bolsa FAPESP) pela Universidade Federal de São Carlos; doutora em Educação Especial (2015, bolsa FAPESP) pela Universidade Federal de São Carlos. Possui certificado de docência na Língua Inglesa Teaching Knowledge Test pela University of Cambridge (2006); curso completo de Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da Associação dos Surdos de Minas Gerais (2006). Possui capacitação em Instrução com Tentativas Discretas (Discrete Trial Instruction - DTI), treinamento ministrado por Thomas Higbee, Ph.D., da Utah State University e Autism Support Services: Education, Research and Training - EUA. Realizou o curso de Análise do Comportamento Aplicada - ABA, com ênfase no tratamento de pessoas com autismo, ministrado por Thomas Higbee. Realizou estágio na ASSERT Autism Program, em Utah State University, em Logan / Utah / EUA.

Público-alvo: 

Profissionais e Estudantes das áreas de Educação e Saúde: Psicologia, Pedagogia, Educação Especial, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fonoaudiologia e áreas afins.

Carga Horária: 

8 horas

Início: 
27/02/2016
Dia(s) do Curso: 
Horário: 

Das 8h às 17h

Local: 

PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento

Informações: